Páginas

outubro 16, 2011

MOMENTO HISTÓRICO
Teresópolis realiza primeira união homoafetiva da cidade e segunda do estado
Na tarde do último sábado, 15 de outubro, a Casa de Cultura de Teresópolis foi palco da primeira união homoafetiva da história de Teresópolis e a segunda do Estado do Rio de Janeiro. Ana e Lilian, Julio Cesar e Cristiano, Fabíola e Adriana, Dayana e Daniela e Marcela e Cristiane escreveram seus nomes na história do município ao serem os primeiros casais de Teresópolis a registrar sua união homoafetiva.
As coisas começaram a mudar desde que, em maio desse ano, o Supremo tribunal Federal reconheceu a união estável para casais do mesmo sexo, garantindo assim os mesmos direitos e deveres de qualquer casal. De lá pra cá, as cidades passaram a realizar essas uniões. A cerimônia do registro foi marcada por muita emoção e contou com a apresentação da cantora Jane de Castro.
A realização do evento ficou por conta do Grupo Diversidade da Serra e do Centro Regional de Referência e Cidadania LGBT - Serrana II e teve o apoio da Prefeitura. O secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, disse ser testemunha da época da ditadura quando os casais homoafetivos refugiavam-se em guetos para se proteger da homofobia e que o reconhecimento da união estável homoafetiva é um avanço para a sociedade. 
A próxima empreitada é a aprovação de um Projeto de Lei na Câmara de Vereadores que contribui com o combate a homofobia na cidade. No vídeo abaixo, alguns dos melhores momentos do evento:
.

Para conferir as fotos do evento, clique aqui.


E PRA QUEM...
...acha que concurso de miss em Teresópolis acaba em confusão:

Nenhum comentário: