Páginas

março 24, 2010


INTERTV DENUNCIA COMBUSTÍVEL DA CÂMARA
A Câmara de Vereadores de Teresópolis novamente é notícia. Na noite dessa terça, a InterTV, afiliada da Rede Globo, exibiu uma matéria denunciando a compra de combustível realizada pela Câmara. Em 2010, serão 68.100 litros de combustível para os 26 veículos disponíveis para os 12 Vereadores, fato que também foi abordado na matéria que ainda calculou a distância que poderia ser percorrida com essa quantidade de combustível e concluiu que daria chegar até a lua e quase voltar. A matéria ainda comparou a situação da Câmara de Teresópolis, com a de Petrópolis que tem 15 Vereadores, 3 a mais que aqui, e conta apenas com 10 veículos. Em entrevista a emissora, o Vereador Cláudio Mello disse que recentemente acionou a justiça no sentido da identificação desses veículos para facilitar a fiscalização de como todo esse combustível está sendo utilizado. Em contato conosco, Cláudio disse que enviou uma nota a InterTV e ao Jornal O Diário de Teresópolis informando que a matéria apresentada na TV está repleta de equívocos por parte dos jornalistas. A equipe de jornalismo da InterTV também ouviu o Presidente da Câmara, Dr. Habib Tauk, que informou que todas as contas do legislativo foram aprovadas pelo Tribunal de Contas e que já estaria passando uma ordem para que todos os Vereadores adesivem seus veículos, pedido esse que já havia sido feito pelo Vereador Cláudio Mello que chegou a ingressar na justiça nesse sentido. O assunto foi parar no G1, site da Globo, e também foi capa do Jornal O Diário de Teresópolis nessa quarta, 24 de março.
Confira a matéria na íntegra no vídeo abaixo:
.

Em nota enviada a imprensa, a Câmara se defende:
Esta semana a mídia local vem divulgando matérias sobre os gastos com gasolina na Câmara Municipal de Teresópolis afirmando que era possível ir até à lua. O Legislativo esclarece que as informações não são bem assim. De acordo com a direção da Câmara, o gasto anual é o teto máximo que pode ser gasto, não implicando, no entanto, que será utilizado o valor total. A reportagem compara Teresópolis com outras duas Câmaras do Estado: Cabo Frio e Petrópolis cujos gastos são respectivamente 57.600 litros e 36.000 litros de combustível. A Câmara de Cabo Frio dispõe de apenas dois carros oficiais e a de Petrópolis dez carros. A Câmara de Teresópolis dispõe de 25 carros e tem o gasto anual orçado em 68.100 litros. Mas para chegar a este montante a conta é simples. Basta dividir o gasto anual por 12 meses, 30 dias (cada mês) e o número de veículos. A conclusão é que a Câmara Municipal de Teresópolis gasta em média 7,5 litros por dia com combustível por carro. O mesmo raciocínio aplicado a Cabo Frio o gasto é de 80 litros por dia e em Petrópolis 10 litros por dia. Ou seja, nossa Câmara gasta muito menos do que as outras Câmaras com os quais foi comparada. Imaginemos que o Pode Legislativo de Cabo Frio tivesse 25 carros em sua frota. O gasto anual subiria para 720 mil litros, ou seja, seria possível fazer um tour pelo Sistema Solar. Ainda bem que a Matemática é uma ciência exata e não deixa margem a duvida.
Finalmente, esclarece-se mais uma vez que o gasto máximo é de 68.100 litros, não querendo dizer que se gaste esta quantidade de litros.

.

CONTATO BADARTS

Por e-mail, o Ricardo Raposo, Ouvidor da PMT e parceiro desde os primórdios do BADARTS, nos enviou o link para a matéria do site do Jornal Extra, de autoria da Jornalista Berenice Seara, que chama a atenção para os vídeos disponíveis no YouTube sobre as sessões da Câmara de Vereadores que levam a assinatura do BADARTS.

"Vale o registro tanto pela iniciativa dos cidadãos de Teresópolis de fiscalizar seus eleitos quanto pelo presidente da Casa, que compreendeu o trabalho." - finaliza a jornalista que ainda disponibilizou um desses vídeos na página eletrônica do Jornal carioca.

Entre em contato conosco pelo nosso e-mail:

Nenhum comentário: