Páginas

março 22, 2010


EMENDA IBSEN
Discussão tem que continuar - diz Ministro
O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse ontem em São Paulo que o embate pelos royalties do pré-sal e os protestos do Rio contra a Emenda Ibsen "são uma discussão política, uma discussão relevante para o modelo federativo". Segundo o ministro, "ninguém tinha prestado atenção que, recentemente, o STF declarou a inconstitucionalidade da lei do Fundo de Participação dos Estados (FPE), exatamente a lei que dá base para essa nova lei de distribuição dos royalties". Mendes anotou que "o Supremo, na verdade, decidiu que a lei é inconstitucional, mas ficará em vigor por 36 meses". "Então, esse debate amplo terá que continuar", observou o ministro. "O Brasil terá que discutir todas essas questões, não só a distribuição de pré-sal, royalties, isso tudo, mas também terá que discutir o novo critério do Fundo de Participação dos Estados porque o Supremo acaba de declarar inconstitucional exatamente aquele critério que está sendo adotado na Emenda Ibsen. É preciso levar isso tudo em conta."
Se tudo der errado, Teresópolis pode deixar de receber cerca de 4 milhões anuais.

Para entender a emenda Ibsen:

SEMANA DE BOSSA
O gênero que se tornou imortal através do trabalho de gente como Vinicius de Moraes, João Gilberto e Tom Jobim, ganhou do governo municipal uma semana especial em seu calendário de eventos. Com entrada gratuita, so shows acontecerão na Calçada da Fama e na Casa de Festas Inesquecível, de 24 a 28 de março.
.


ELA VOLTOU
Claudia Rezende volta de Vancouver com a corda toda
Bela, inteligente, simpática e com um senso de humor aguçado, a jornalista Claudia Rezende acaba de retornar de Vancouver, onde esteve cobrindo as Olimpíadas de Inverno para a emissora oficial do evento.
Na bagagem, mil e uma fotos e muitas histórias para contar que é claro, farão parte de uma matéria exclusiva do Nada @ Ver que, como sempre, também estará disponível por aqui.
.
A moça, que faz parte do cast de beldades da Assessoria de Comunicação da PMT, é uma das boas revelações do Twitter onde destila diariamente suas percepções sobre o mundo de uma forma muito bem humorada. Agora, de volta ao Brasil, Claudinha acaba de reativar o seu blog que já de cara figura entre as promessas de vida inteligente na web teresopolitana.


CORDAS VOCAIS
As pregas vocais ou cordas vocais estão situadas no interior da laringe e se constituem em um tecido musculoso com duas pregas. O expulsar do ar por elas as faz vibrarem produzindo o som pelo qual nos comunicamos. As pregas são fibras elásticas que se distendem ou se relaxam pela ação dos músculos da laringe com isso modulando e modificando o som e permitindo todos os sons que produzimos enquanto falamos ou cantamos. Todo o ar inspirado e expirado passa pela laringe e as pregas vocais, estando relaxadas, não produzem qualquer som, pois o ar passa entre elas sem vibrar. Quando falamos ou cantamos, o cérebro envia mensagens pelos nervos até os músculos que controlam as cordas vocais que fazem a aproximação das cordas de modo que fique apenas um espaço estreito entre elas. Quando o diafragma e os músculos do tórax empurram o ar para fora dos pulmões, isso produz a vibração das cordas vocais e conseqüentemente o som. O controle da altura do som se faz aumentando-se ou diminuindo-se a tensão das cordas vocais. Confira no vídeo abaixo:

Nenhum comentário: