Páginas

abril 22, 2007



Notaram que onde quer que vamos, sempre iremos encontrar um espírito de porco? Pois bem, disseram que eu não tinha a mínima idéia do que era uma charge. Sei sim. E pra aqueles que acham que não sei fazer uma charge da maneira tradicional, feita à mão, segue abaixo mais um tapa na boca:
O Que é uma Charge?


.




Diz o "Aurélio": "Charge: representação pictórica, de caráter burlesco e caricatural, em que se satiriza um fato específico, em geral de caráter político e que é do conhecimento público".


.
Charge é uma manifestação, por parte do chargista, crítica da sociedade, tanto político quanto social, geralmente é contestadora e reflexiva, que necessita da boa informação do espectador para ser bem compreendida. A charge tem uma certa vida útil, isto é, como sempre se refere a um assunto vigente, quando o fato que a gerou é esquecido ela perde a sua força. Obviamente há assuntos que podem alimentar uma charge em todas as épocas, tipo injustiça social, miséria, preconceito e coisas assim. O chargista pode usar caricatura de algum personagem, político, celebridade, etc. se isso for necessário, mas pode simplesmente usar bonecos sem feições específicas se isso servir para expressar a opinião.
É importante saber a exata definição de charge porque é possível encontrar na Net ou em alguns Jornais, piadas populares sendo apresentadas como charges. Claro que ninguém vai morrer por causa disso, mas como descrito anteriormente a charge é feita para a reflexão do espectador, caso se limite apenas ao riso é apenas uma piada ou tira.


.


.


.


Nenhum comentário: