Páginas

abril 08, 2007

A CRISE DO McDONALDS


" - Papai, você viu o meu ratinho?"

.

.

LULA FLAGRADO POR PAPARAZZO EM BANHEIRO DE MOTEL:


.



DARTH VADER BALLOON


.


McDonalds na maior crise da história

.





Alvo de campanhas contra a obesidade e a globalização, o McDonald's enfrenta a maior crise de sua história. O McDonald's está entre aquelas empresas cuja trajetória se confunde com a história do capitalismo. Fica difícil falar sobre as transformações registradas no mundo dos negócios no último meio século sem falar da rede mundial de lanchonetes mais famosa do mundo. Atualmente, o McDonald's emprega 1,5 milhão de pessoas e atende 47 milhões de clientes todos os dias, em quase 120 países. Sua marca está em oitavo lugar entre as mais valorizadas do mundo. O palhaço Ronald McDonald, símbolo da rede, só não é mais famoso do que Papai Noel. O motivo da preocupação é que o McDonald's vem assumindo nos últimos anos um papel desagradável de conviver com uma simbologia pesada. A empresa tem sido vista nos quatro cantos do planeta como o símbolo do "imperialismo americano". Sempre que há reunião do Fórum Econômico Global, não são raras as fotografias que mostram uma loja do grupo sendo atacada por jovens baderneiros, como se, atingindo uma loja da mais conhecida cadeia de fast food do mundo, estivessem desferindo um golpe naquilo que desaprovam em relação aos Estados Unidos, a globalização, e mesmo o sistema capitalista. O McDonald's se acostumou ao papel e sempre tomou as manifestações negativas como efeito do que se pode chamar de "paradoxo do sucesso", que normalmente atinge os líderes. Empresas que faturam mais e são maiores em geral atraem mais protesto. A cúpula da empresa convivia bem com as reações, mas a luz amarela se acendeu quando a reputação da companhia foi colocada contra as cordas não mais por razões de ordem ideológica, mas de natureza nutricional -- e isso é um fenômeno relativamente recente, que só se faz intensificar. Ocorre que a base dos pratos do McDonald's contém dois ingredientes combatidos pelas autoridades de saúde: gordura e carboidratos. A discussão acontece no momento em que a sociedade americana vem engordando em ritmo jamais visto -- porque quer, diga-se de passagem. Por mais ridículo que pareça culpar uma rede de san duíches por esse tipo de ocorrência, é exatamente isso que está acontecendo. No caso do McDonald's a crise em discussão é a de imagem. Uma crise de imagem, antes de tudo, é uma crise de confiança, uma crise de credibilidade, uma crise de reputação. Sorte que temos o Mc China.






Nenhum comentário: