Páginas

junho 23, 2010


TROCA-TROCA
Marchesine vai para TereUrb e Luis Antônio assume a Sec. de Obras
A Operação Cidade Bela que está prestes a começar causou mudanças também na estrutura do governo. Paulo Marchesine, que respondia pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, agora ficará a frente da TereUrb enquanto Luis Antônio, que era sub-secretário de Educação, assume sua pasta. As mudanças vão além e 200 novos trabalhadores serão adcionados ao quadro da secretaria de Obras e Serviços Públicos. A aquisição de máquinas, caminhões e ferramentas também estão incluídas na força tarefa que, segundo a Prefeitura, mudará a cara da cidade nos próximos meses. Marchesine agora ficará encarregado pela organização da estrutura, racionalização de recursos e ampliação na captação de convênios junto com os Governos Estadual e Federal. As alterações e previsão das obras foram anunciadas à imprensa durante um café da manhã nessa terça, 22 de junho. Luis Antônio, que é professor, ao ser questionado sobre a experiência tecnica que o novo cargo pede, disse que atuará como administrador e que tecnicos não faltam a lhe assessorar na secretaria. O Prefeito salientou que trata-se de um cargo de confiança o que foi decisivo também na escolha do nome do novo secretário.

______________________

PRESTÍGIO OU PHOTOSHOP?

Foto encaminhada a imprensa é falsa! - atesta tecnico da ADOBE
Dias atrás os jornais publicaram uma matéria sobre a participação do secretário de Esportes Leandro Aschar na Conferência Nacional do Esporte, que aconteceu em Brasília. Tudo perfeito e digno de aplausos se não fosse por um escandaloso detalhe: A foto que ilustra a matéria, que mostra o secretário sentado ao lado do Presidente da Repúplica, tem indícios grosseiros de manipulação digital.

Em nossa humilde análise, encontramos várias nuances que nos levam a crer que trata-se realmente de uma fotomontagem, como os amigos da imprensa já haviam nos alertado. Para que o leitor, menos atento a esses detalhes tecnicos, possa ter idéia do que se trata, destacamos aqueles que julgamos ser erros primários de manipulação digital e que atestam de forma grosseira que alguém se meteu a fazer o que não sabe.


Trapalhada 1 - Note que existe um flash estourando atrás do Presidente. Essa incidência de luz vira um indício grotesto de manipulação digital quando comparada a luz que incide sobre o rosto do Lula, que aponta para uma outra direção do foco de luminosidade. No flash estourado a luz estaria vindo da direita, tal como se vê sobre o Leandro, e no caso do Lula ela vem da esquerda. Só pela primeira trapalhada já daria pra se dizer que a imagem do Lula foi adicionada a imagem original. Porém existem outros indícios...

Trapalhada 2 - Ao redor da imagem do Presidente é possível notar uma silhueta muito definida, onde só a ferramenta de recorte foi utilizada, causando mais um indício de manipulação digital feita nas coxas que deu ao contorno do cabelo do lula um aspecto grotesco que em nada se parece com a textura natural dos fios. A falta de atenção com os retoques no retoque também pode ser notada do lado direito do rosto onde o mesmo problema se apresenta.

Trapalhada 3 - Mais uma vez a luz serve como dedo-duro na questão. Se o editor tivesse um pouquinho mais de senso crítico, teria aumentado o reflexo do flash nos olhos do Lula pra que se aproximasse da intensidade da mesma forma como a luz se apresenta nos olhos do Leandro.

Trapalhada 4 - O mesmo problema da falta de retoques no recorte da imagem do Presidente, que é notado no contorno do cabelo e rosto, novamente fica explícito na tampa da garrafa que se apresenta com um formato distorcido. A não ser que o Lula tenha usado um maçarico para ter acesso ao líquido, esse também é um indício de manipulação porcamente realizada.

Trapalhada 5 - A trapalhada 5 é a mais grosseira de todas e é a que despertou a atenção dos fotógrafos e editores da imprensa local. Apesar da importância do encontro entre as autoridades, haja visto que somente Jorge Mário conseguiu uma foto ao lado do Lula e que mesmo assim saiu distorcida devido a correria do esbarrão, a foto que foi encaminhada a imprensa esta em preto e branco, coisa que não é comum de acontecer desde a década de 50. A explicação para isso se dá novamente pela inexperiência do editor responsável que por não saber equalizar as cores durante a manipulação, preferiu o caminho mais fácil ao dessaturar a imagem.

A diferença na granulação entre a imagem do Presidente e a do Leandro também é gritante e numa análise mais tecnica feita por um colaborador do BADARTS a coisa ficou mais evidente ainda. Nosso amigo expôs a imagem ao mediam filter e depois foi aplicado o boarder detection em nível baixo o que evidenciou a diferença entre os níveis de preto entre as duas imagens, atestando mais uma vez a manipulação digital. Complicado de se entender lendo mas claro até pra macacos quando se vê o resultado:


Caros leitores do BADARTS, após milhares de fotomontagens nos sentimos muito a vontade para afirmar que trata-se de uma fotomontagem feita por um principiante e que ao ser liberada pela Secretaria de Esportes deixou o nosso Leandro Aschar entre os favoritos ao troféu Mico do Ano. Fomos além e enviamos o material para um tecnico da ADOBE que fez a seguinte avaliação: "Isso é uma ofensa a inteligência alheia." O assunto virou piada até mesmo entre os Secretários do Governo que não perdoaram o ocorrido.

_________________________________

SITE DO FÓRUM DE CULTURA FORA DO AR
A direção do Fórum do Cultura informa que seu site estará fora do ar nos próximos 3 dias para revisão do sistema. No dia 28 de junho acontece a Assembléia Geral Ordinária do Fórum, no Várzea palace Hotel a partir das 7 e meia da noite.
________________________________